Desportiva Ferroviária - O time do povo capixaba! Nossa Loja

InformaTiva 001: Não participação na Copa ES 2023

Em segunda-feira, 3 abril de 2023

Temos notado o anseio do nosso torcedor por uma posição do clube em relação a não participação na COPA ES 2023. E este sentimento é totalmente justificado. Reconhecemos nossa falha em não ter esclarecido de forma oficial tal decisão, sendo o torcedor informado pelos veículos de imprensa com manchetes de notícias que não explicavam profundamente esse delicado assunto

Fato é que o discurso torna-se repetitivo, mas necessário neste momento. A situação financeira do clube ainda é muito delicada e a responsabilidade de quem o conduz para uma direção de austeridade sempre prevalecerá. Às vezes precisamos tomar decisões que cortam na carne e, como qualquer torcedor, também nos frustramos, mas entendemos ser necessário para a sobrevivência e fortalecimento da nossa instituição.

A Desportiva acabou de encerrar sua participação no Campeonato Estadual, porém muitos compromissos financeiros – que tiveram de ser assumidos  para viabilizar esta competição – ainda serão honrados no decorrer do ano. Compromissos estes contraídos e não cumpridos por um investidor de vivência dentro do clube e que dispunha da confiança de parte da diretoria. Soma-se a isso a desmedida punição imposta pelo TJD, afastando o público do estádio e reduzindo ainda mais a nossa possibilidade de arrecadação.

Outro fator preponderante é a demanda judicial referente ao ato trabalhista, onde fomos exigidos a iniciar o pagamento de sua segunda parte já nos próximos meses. O valor das parcelas consomem a maior parte das nossas receitas, fazendo com que o clube trabalhe – na visão mais otimista – no limite de sua capacidade financeira.

Vale salientar que o investimento que envolve a competição transcende a salários. Ainda que pensando em orçamentos modestos, apenas para saciar o desejo da participação, não teríamos o fôlego necessário. E, mesmo assim, nem o clube e nem a torcida merecem ter um time sem a competitividade necessária para ser campeão, ainda mais comprometendo o futuro do clube. Mais do que irresponsável, seria criminoso.

Diante desta inviabilidade financeira, a diretoria tomou a difícil decisão de não participar da COPA ES 2023.

Agora, sem calendário profissional para o restante desta temporada, nos concentraremos no desenvolvimento das nossas categorias de base. Um projeto de pouco mais de 3 meses, mas que já rendem frutos e renderão ainda mais.

Além disso, focaremos também no processo de criação da SAF, que consideramos um passo importantíssimo para a evolução do nosso futebol. Nossa expectativa é de iniciar o Estadual 2024 já em um novo modelo de gestão. Mas este é um tema que nos aprofundaremos logo, logo.

Por fim, lamentamos profundamente qualquer tipo de ruído ou ausência de nossa comunicação. A torcida merece e vai ter as notícias acerca da Desportiva.

Patrocinadores