Desportiva Ferroviária - O time do povo capixaba! Nossa Loja

Preparador Wallace Pessanha explica processo de evolução física da equipe grená

Em quinta-feira, 25 fevereiro de 2021

Próximo da estreia no Capixabão 2021, a equipe grená intensifica seus treinos para chegar na ponta dos cascos neste início de competição. Um dos responsáveis por este trabalho é o nosso preparador físico Wallace Pessanha, que bateu um papo com a gente sobre o que vem sendo executado no dia-a-dia grená. Confira aí!

Faltando 1 semana para a estreia no campeonato, como foi a evolução física e técnica do time que se apresentou no dia 25 até aqui?

“Utilizamos a metodologia da Periodização Tática nos trabalhos, na qual trabalhamos, desde o primeiro dia, com a bola voltado ao modelo de jogo. Introduzimos os trabalhos físico, técnico e tático juntos para acelerar as capacidades do jogo dos atletas.”

Acredita que o time chega nas condições ideais para a estreia ou ainda levará algumas rodadas para atingir o que você enxerga como o ápice do condicionamento?

“O processo físico da equipe será no formato crescente, onde o elenco estará em evolução física até a quarta rodada. A partir daí vamos poder falar do ápice do condicionamento físico. O formato do trabalho, dentro da metodologia da Periodização Tática, foi desenhado para o ápice chegar nessa rodada. Cientificamente falando, se chegarmos a 100% do condicionamento físico na estreia, vamos ter sérios problemas no meio da competição. Nessa primeira rodada estaremos com 70% do nível de condicionamento físico.”

Haverá alguma alteração nos treinamentos nessa última semana até a estreia do que vinha sendo feito até aqui?

“As alterações são feitas de acordo com o volume de treino. Entendemos que na etapa pré-competitiva, que antecede o início da competição, devemos, dentro do planejamento, diminuir o volume de treino e aumentar a intensidade de jogo. Aquele atleta que, através das avaliações, estiver abaixo dos demais, fará complementos físicos para alcançar o nível de todo o grupo.”

Algum atleta afastado por lesão? Se sim, qual a gravidade e previsão de retorno?

“Existe 1 atleta voltando de um desgaste físico. Ele já está recuperado desse desgaste, mas entendemos que, nessa primeira rodada, deverá ficar de fora. Focar o trabalho de recuperação muscular e fortalecimento muscular, como também trabalhar as qualidades físicas do futebol, preparando-o para toda a competição. Não queremos acelerar o seu retorno e correr o risco de perde-lo para o resto da competição.”

É isso aí, nação grená! A Desportiva entra em campo no domingo (28), às 15h, para enfrentar a equipe do Vilavelhense, pela 1ª rodada do Capixabão 2021.

Patrocinadores